sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O Último Guarda-Costas, O Guarda-Costas & O Guarda-Costas e a Primeira Dama


O Último Guarda-Costas (London Boulevard, Inglaterra / EUA, 2010) – Nota 6,5
Direção – William Monahan
Elenco – Colin Farrell, Keira Knightley, David Thewlis, Ray Winstone, Anna Friel, Ben Chaplin, Eddie Marsan, Sanjeev Bhaskar, Stephen Graham, Ophelia Lovibond.

Ao sair da cadeia, Mitchell (Colin Farrell) deseja ter uma vida normal, porém logo se vê envolvido novamente no crime por causa do amigo Billy (Ben Chaplin), que trabalha para um violento chefão (Ray Winstone). Ao mesmo tempo, Mitchell consegue um emprego como segurança da atriz Charlotte (Keira Knightley), que vive reclusa em sua casa em Londres. Em um determinado momento, Mitchell precisará decidir qual caminho seguir. 

A premissa do ex-condenado tentando mudar de vida já foi explorada diversas vezes no cinema. O roteiro escrito pelo diretor William Monaghan tenta mudar um pouco o foco ao inserir o relacionamento do protagonista com a atriz, porém o desenrolar da trama deixa a desejar. A personagem de Keira Kinghtley é muito mal desenvolvida, assim como falta explicação para a amizade do protagonista com um personagem que é assassinado no meio da trama. O ponto alto do filme é a trilha sonora. 

Vale citar que o diretor William Monahan na verdade é um roteirista que se aventurou na direção. Seu filme seguinte como diretor é o pretensioso e ainda pior “Mojave”.

O Guarda-Costas (The Bodyguard, EUA, 1992) – Nota 6
Direção – Mick Jackson
Elenco – Kevin Costner, Whitney Houston, Bill Cobbs, Gary Kemp, Ralph Waite, Michele Lamar Richard, Robert Wuhl, Bert Remsen, Tomas Arana, Debbie Reynolds.

Rachel Marron (Whitney Houston) é uma famosa cantora e atriz que começa a receber cartas com ameaças de um “admirador secreto”. Com medo, ela contrata o ex-agente do serviço secreto Frank Farmer (Kevin Costner), que sofre por não ter conseguido defender o então presidente Ronald Reagan que foi vítima de um atirador. O mal humorado Frank aos poucos se sente atraído por Rachel, que demonstra a mesma atração e também uma enorme insegurança psicológica. 

O roteiro utiliza o fato real do atentado sofrido por Reagan para criar um passado traumático para o protagonista, ao mesmo tempo em que cria uma trama simples repleta de clichês. É um filme que foi produzido para explorar a fama do astro Kevin Costner, que vinha de vários sucessos seguidos e da cantora Whitney Houston que estava no auge da carreira. 

O resultado é uma obra no máximo razoável, que ainda será lembrada eternamente pela irritante música tema interpretada pela falecida cantora. 

O Guarda-Costas e a Primeira Dama (Guarding Tess, EUA, 1994) – Nota 6
Direção – Hugh Wilson
Elenco – Shirley MacLaine, Nicolas Cage, Austin Pendleton, Edward Albert, Richard Griffiths, James Rebhorn, David Graf.

Doug Chesnic (Nicolas Cage) é um agente que trabalha como segurança do presidente americano. Quando o ex-presidente morre, sua viúva Tess (Shirley MacLaine) pede para o atual presidente liberar Doug para trabalhar como segurança dela em sua casa em Ohio. O agente não suporta a senhora cheia de manias e que adora mandar nas pessoas, mas é obrigado a aceitar o trabalho. Quando a ex-primeira dama é sequestrada, Doug precisará deixar as diferenças de lado para salvá-la. 

Este longa é uma típica comédia com cara de sessão da tarde, incluindo uma pitada de ação quase inofensiva e diálogos engraçadinhos, principalmente por parte da grande Shirley MacLaine, que realmente irrita o personagem de Nicolas Cage.

Nenhum comentário: