terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Raça

Raça (Race, Canadá / Alemanha / França, 2016) – Nota 7,5
Direção – Stephen Hopkins
Elenco – Stephan James, Jason Sudeikis, Jeremy Irons, Carice van Houten, Eli Goree, Shanice Banton, William Hurt, Davir Kross, Tony Curran, Barnaby Metschurat, Vlasta Vrana.

A história real é uma das famosas do esporte mundial. Na Olimpíada de Berlim em 1936, o velocista Jesse Owens (Stephan James) ganhou quatro medalhas de ouro no atletismo e despertou o ódio em Hitler, que se negou a conhecê-lo. 

Este longa de Stephen Hopkins surpreende positivamente em relação a carreira do diretor, que é mais conhecido por filmes de ação como “Contagem Regressiva” e “A Sombra e a Escuridão”, além de ser um dos mentores da série “24 Horas”. 

A proposta aqui vai além do relato da vida de Jesse Owens até sua consagração. O roteiro explora a questão do racismo enfrentado pelo protagonista tanto na Olimpíada, quanto na sua vida normal nos Estados Unidos, incluindo a pressão exercida por várias pessoas ao seu redor. 

Sua relação de amizade com o treinador (Jason Sudeikis), que vê em Owens a chance de ganhar a medalha que ele não conseguiu quando era atleta é outro ponto interessante. 

Além disso, o roteiro detalha os bastidores da tentativa de boicote aos Jogos que alguns integrantes do Comitê Olímpico Americano desejavam por conta do crescimento do nazismo na Alemanha. 

Neste ponto, o personagem principal é o empresário vivido por Jeremy Irons, que ao mesmo tempo em que se mostrava decidido a defender os atletas e levá-los para disputa, também lucrava com um contrato assinado diretamente com o terrível Joseph Goebbels (Barnaby Metschurat). 

A obsessão de Goebbels em apresentar uma Olimpíada perfeita e os caprichos da cineasta Leni Reifenstahl (Carice van Houten) ao filmar o documentário nazista “Olympia” são outros pontos abordados. 

É um daqueles filmes que a história por si só vale a sessão.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Verdade, só a história dele já chama a atenção. Jesse Owens merece todas as homenagens que pudermos fazer à sua memória.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Sem dúvida, ele foi um atleta fora de série.

Bjos